
COMUNIDADE BEATITUDES
Com Deus até o fim, mesmo sem entender


"A Co-fundadora da Beatitudes é aquele dom que sempre esteve, sempre entendeu e sempre foi fiel, mesmo não entendendo. Este Dom é uma espécie de 'sistema nervoso' de toda a comunidade" (ECB - Escritos do Carisma Beatitudes)
A co-fundação de uma comunidade é um dom divino, tanto quanto sua fundação. Ninguém se torna um co-fundador porque quer ou por eleição. Por ser dom, ele vai também se delineando na história da comunidade.
Co-fundador histórico é aquele que estava com o fundador nos inícios da comunidade. Esta pessoa é uma 'mão na obra' junto com o fundador. É Deus quem suscita nos primeiros da comunidade o tempo exato e o serviço destas pessoas. Há casos, como na Beatitudes, que alguns co-fundadores históricos permaneceram por um tempo, depois retornaram às suas atividades normais.

Na comunidade Beatitudes tivemos um entendimento: O co-fundador permanente.
Dentre estas pessoas que iniciaram a comunidade junto com o fundador, destaca-se o co-fundador permanente. É aquela pessoa que acaba por se tornar o "coração do fundador". Esta pessoa traz tanta docilidade ao Espírito que consegue, como que por um milagre, absorver em si as mesmas manifestações do carisma na vida do fundador antes mesmo da compreensão da própria comunidade.
O co-fundador permanente é identificado muito facilmente pelo fundador. Os mesmos traços que acabam por delinear o carisma no fundador, atingem em primeiro grau a vida do co-fundador permanente, revelando sua missão dentro da comunidade.
A missão do-fundador permanente dentro da comunidade Beatitudes é observar os movimentos do carisma na vida do fundador e tranformá-lo em dinâmica.
Elisete Ribeiro é a co-fundadora da comunidade Beatitudes. Ela não fazia parte do primeiro grupo fundante da comunidade. Chegou dois anos depois. Contudo, é a co-fundadora permanente da obra.